quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Dia do folclore


Folclore

O conceito de folclore se fundamenta no conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes, costumes e tradições de um povo. De origem inglesa, o folclore é uma palavra originada pela junção das palavras folk, que significa povo; e lore, que significa sabedoria. 


Sendo assim nossos alunos desenvolveram algumas atividades direcionadas à comemoração do dia do folclore/  do mês.

Primeiramente  os alunos do 4º ano B apresentaram junto com a professora de Arte, Francisca,  uma música  de Almir Sater  Sonhos Guaranis,aos colegas da escola. 




Os alunos também fizeram algumas miniaturas em argila  que representaram os Bugrinhos (de Conceição dos Bugres - artista que fez história em Mato Grosso do Sul). 



Folclore Regional
                    O Folclore regional é constituído por elementos e traços culturais  de diferentes culturas que se misturam e se harmonizaram recriando-os em novas bases. As influencias culturais  recebidas de estados vizinhos fazem com que Mato Grosso do Sul apresenta peculiaridades diferenciadas dos demais estados brasileiros, principalmente, porque somam às influencias e trocas culturais nas regiões de fronteira com o Paraguai e a Bolívia. 
                                                                                                                       Fonte: http://www.educamor.net/cg/folclore_em_ms.htm


            Os bugres da Conceição viraram um ícone cultural de MS. É uma espécie de totem de madeira que parece realmente um bugrinho.
               Esta história começou no final dos anos 60, quando a artesã viu uma cepa de mandioca que tinha cara de gente. Passou a fazer os bugres em pedaços de madeira, com cortes de facão apenas. Com o tempo desenvolveu a técnica de passar mel de abelha, o que dá a impressão da escultura ter sido feita em pedra.

Os habitantes de Mato Grosso do sul  são pessoas simples e guardam em suas memórias, histórias que contam como se formou essa parte do continente, considerando que ali existia, há muitos anos, o mar de Xaraés. Encontram-se mitos como o Bicho Pé-de-garrafa, o Minhocão, o Mãozão, o Come-língua e outros, além de lendas como A tristeza do Tuiuiú, o João de Barro, o Guaraná, só para citar algumas. Estas são mais informações sobre o folclore no estado de MS.
Fonte:http://www.geomundo.com.br/mato-grosso-do-sul-50123.htm







Nenhum comentário:

Postar um comentário