segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Recreio Monitorado

O Recreio é certamente um dos momentos mais esperados pelos alunos, afinal este é o momento em que os alunos podem relaxar, conversar, se alimentar e também é o momento que as crianças podem se divertir com diversas brincadeiras. É claro que podem acontecer alguns “imprevistos” durante esse período, como desentendimentos ou até mesmo algum pequeno acidente, causado por alguma brincadeira um pouco mais perigosa.
Foi pensando nessas situações que a equipe pedagógica da nossa escola, ou seja, Diretora Adjunta Joilze, Supervisora Suzimara e Coordenadora Lucélia criaram o recreio monitorado, contando com alguns alunos do 8º e 9º ano (mat/vesp) que colocaram-se à disposição para monitorarem o recreio, tornando-o mais seguro, organizado e divertido, beneficiando o bom relacionamento de todos e o bem estar da comunidade escolar.
Os alunos monitores desenvolvem as atividades de forma organizada, resolvem as situações de possíveis desentendimentos entre os alunos, se necessário for, levam as situações de desentendimentos à Coordenação Escolar.
Os principais objetivos do “Recreio Monitorado” são:

  • Reduzir a ociosidade dos alunos na hora do recreio, bem como a incidência de bullyng.
  • Entreter, através de brincadeiras os alunos(as) no período do recreio;
  • Orientar os alunos(as) quanto a questão de não correr, brincadeiras agressivas, evitando dessa forma possíveis acidentes;
  • Administrar situações de desentendimento, encaminhando os envolvidos para a sala da coordenação da escola;
  • Zelar pela manutenção dos bens materiais da escola.
  • Compreender a cidadania como participação social, exercícios de direitos e deveres, adotando, cotidianamente, atitudes de cooperação e respeito mútuo.
  • Promover e estimular os dons artísticos, esportivos, o conhecimento e a valorização da cultura.
  • Incentivar as habilidades de dialogar, ouvir e respeitar a opinião alheia e tomar decisões coletivamente.




Com o “Recreio Monitorado” podemos incentivar os alunos a se respeitarem e se ajudarem, melhorando o ambiente escolar a cada dia.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

2ª Oficina de Matemática

Realizamos com muita satisfação a nossa 2ª Oficina de Matemática. O objetivo era incentivar a confecção de jogos pedagógicos, para aprimorar as habilidades matemáticas através de uma metodologia que busca a interação entre o sujeito e o concreto, tornando a aprendizagem muito mais contextualizada e significativa.


Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
This free digital slideshow generated with Smilebox

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Aula Passeio - Espetáculo teatral

Com o objetivo de formar e contribuir significativamente para a construção dos conhecimentos dos alunos  do 2º ano A/B matutino aconteceu uma aula diferente no Teatro Glauce Rocha junto com as Professoras de cada turma. Os alunos puderam participar do  Projeto “Escola Crianceiras”  assistindo o espetáculo apresentado pelo músico Márcio de Camillo a partir da obra de Manoel de Barros.
Que segundo o músico Márcio de Camilo esta iniciativa contribuirá  para a construção de conhecimento de forma que os alunos irão aprender um pouco de história e geografia por meio da arte.